quinta-feira, 3 de março de 2011

VIOLÊNCIA: CENAS QUE COMEÇAM DENTRO DE CASA!!!!!

        A violência está crescendo cada dia mais, com passos largos, levados por pensamentos  movidos por comportamentos assustadores.
        O grande fomentador, no meu modo de pensar, do crescimento dessa violência chama-se televisão.
        Há muitos dias enquanto realizava uma palestra para alunos de uma escola, pedi que eles olhassem o noticiário da televisão e anotassem quantas notícias boas teriam até o final da edição, e se elas seriam mais ou menos que as notícias ruins. Sem mesmo fazer essa experiência, muitos disseram naquele momento, que sem dúvidas as notícias ruins são a maioria ou quase todas. Mas sempre tem aquele que comenta que a televisão anuncia aquilo que está acontecendo no mundo, mas será que o mundo está formado somente de coisas ruins?
       Se todos os dias as informações que a televisão nos passa, sendo ela na sua grande maioria, ruins, como será a nossa formação, de pensamentos e sentimentos? bons ou ruins?não precisamos nem responder, tampouco pensar.
       Nessa mesma palestra alguém comentou também sobre as novelas, e foi importante que falasse sobre isso, momento que também fiz eles refletirem, qual exemplo que as novelas estão dando que permitem o crescimento  humano, como pessoas, não como indivíduos? 
      E nesse ligar e desligar de botão todos os dias, sem contar os filmes que quase nada acrescentam, se instalam em nossas casas, e por permissão nossa vão formando legiões de filhos totalmente imaturos, despreparados e com comportamentos agressivos.
     Mas então o que é necessário para frear esses pés mentais que avançam, sem direções levando a muitos lugares, medos, angústias, e atos nem mesmo praticados por animais irracionais?
     No meu modo de pensar, é preciso que os pais assumam mais a realidade e as rédeas de seus filhos, sabendo dizer não quando sentirem que aquilo que eles desejam não é aquilo que eles necessitam. 
      As pessoas precisam ter dentro de seu coração apenas duas palavras, além de tantas, que chama-se humildade e coragem.
      Humildade para reconhecerem que precisam mudar,as suas atitudes, os seus modo de pensar, de agir, principalmente os pais, pois eles são os exemplos dos filhos.
      E nessas mudanças através de um viés da humildade, realizar dentro de um olhar de humildade para dentro de si, o seu comportamento,tanto no trabalho, na sociedade, bem como e principalmente dentro de sua casa.
     Mas para que isso aconteça, entra a outra palavra chave: coragem. Não falamos aqui de coragem de enfrentar os outros, mas de enfrentar a si próprio, e nesse confronto, dentro de um espírito de fé, porque sem isso, não há mudanças, transformar a fera que vive dentro de si, num ser manso e humilde de coração.
      Qual filho ou filha irá representar no teatro da vida,papéis de violências,agressões,serem protagonistas de cenas de horrores se as peças que os pais ensaiam dentro de suas casas, tem como roteiro  cenas de amor, respeito, diálogo, paz e Deus como Senhor de suas vidas.
     Tudo isso acontece quando sentimos que devemos amar nosso próximo como a nós mesmo, termos a certeza de  fazer para eles o mesmo que desejaríamos que eles fizessem por nós O próximo são os pais, e nós mesmos,são os filhos, tudo isso quando entendemos  que não deve ser feito a nossa vontade, mas sim a vontade de Deus.
     


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário