segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tempo para pensar !!

Admiramo-nos como a ciencia evolui, quando percebemos que muitos carros no mundo atual já estão andando no automático,basta puxar uma alavanca e ele vai trocando as marchas por conta, tudo se torna mais fácil e prático, não precisa nem tempo para pensar muito qual marcha usaremos, ele por conta decide.
Observamos hoje as pessoas dizendo que a vida passa muito rápida,que nao temos mais tempo para mais nada.Daí eu ja fiz essa pergunta a muitas pessoas, mas o dia não tem mais as 24 horas? A semana perdeu algum dia? os meses não são doze?
O que está realmente acontecendo é que há um sistemão a nivel mundial e insconsciente, que projeta a humanidade para um mecanismo de acreditarmos que não temos mais tempo para pensar.
Quantos pais hoje em dia não encontram tempo para os filhos, tempo para a família, para almoçar, para tomar um chimarrão, tempo para visitar um pai ou uma mãe, enfim, um tempo para si. Para a loucura do  trabalho,sempre estão buscando cada vez mais ocupar um tempo do qual se vangloriam em dizer que trabalham até 15 horas ou mais por dia, outros que riem neuroticamente quando enchem a boca para dizer que se " matam " trabalhando.
Daí um dia vai se encontrar com o filho dependente, com pessoas amadas para conversar diante de frios túmulos enfeitados, conversar bastante com seus animais de estimação, tomar um chimarrão com a melhor erva, sozinho...
E não é difícil entender que se as pessoas ocupam grande parte do tempo para se dedicar ao trabalho, não sobra tempo para pensar naquilo que deveriam ter mais tempo para pensar e sentir, que é o principal.
Mas qual é o principal de cada pessoa? Que mundo a humanidade está vivendo atualmente? Posso afirmar que é o mundo externo, esse que cobra de cada um uma atenção especial, onde se procura tirar " o máximo "  de cada um, buscam crescer  e subir na vida,sem saber mesmo onde quer chegar,sobrando mínimo, é esse mínimo que retorna para casa. Mas não percebe que seu mundo exterior está tomando conta do mundo interior: o mundo da paz, do amor, da convivência, da familia, dos filhos, de visitar um vizinho, enfim um mundo dito por muitos como eu acredito, o mundo que Deus deixou para cada um cuidar e viver, seu Reino.
Mas que tempo as pessoas tem para conversar consigo, de mergulhar dentro de seu mundo interior? Mas e se parar para pensar e se der por conta que o que se imagina não seja igual o que precisa representar para os outros?
Por isso surgem os conflitos,os dramas de consciência e até as doenças, por falta de tempo para pensar.Para que se encontre é preciso acima de tudo humildade e coragem, ingredientes que fazem parte das prateleiras do coração. Humildade para perceber os erros, e coragem para tomar uma atitude e processar a mudança. Mudança essa que não favorece os outros diretamente, mas a si próprio e, nesse tempo para pensar em si e substituir as embalagens vencidas, as pessoas se darão por conta que os outros mudarão e, com certeza estaremos mudando e sendo percebidos pelos olhos do outro.
O caminho deverá ser o mesmo, sem precisar viver no automático, impulsionado pela alavanca da alienação, gerada pela falta de tempo para pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário