domingo, 23 de janeiro de 2011

MEDO DE SI !!!

       Percebo que a maioria das pessoas,desconhecem o infinito poder que Deus abasteceu cada um dentro de seu ser.
     É normal, e quase que todos os dias vejo que pessoas de grande capacidade intelectual, que tem uma imensa caminhada de vida, vivem se baseando em livros que outros escreveram e seguem muitas citações de diversos autores, como que elas fosse escritas direcionadas para os mesmos.
      Não acredito que isso seja uma incapacidade,mas posso pensar que seja um comodismo, para evitar que essas pessoas realizem um grande mergulho dentro das águas de suas almas e de um momento para outro percebam que as respostas que buscam nos outros estão todas dentro de si.
       Vejo muita gente buscando e se preocupando com as verdades que os outros professam, e num método de aproximação, se esquecem que as verdades pedem licença dentro de si para escalar o imenso paredão criado por eles próprios.
        Quantas foram as pessoas que decidiram enfrentar esse imenso e intransponível muro que separava ele dele próprio, e numa tomada de atitude, percebeu que essa tão espessa e alta muralha não passava de uma simples parede de papel, criada por ele mesmo.
        Penso que está na hora das pessoas que buscam a tábua de salvação se amparando em resultados que os outros criaram para si, na descoberta de suas tribulações, a procurarem dentro desse espaço tão mágico e infinito de seu ser,não a tábua mas o imenso navio que busca um porto seguro, e não deseja mais viver à deriva, e esse lugar está dentro de cada um.
         Tenho a máxima certeza que quando as pessoas colocarem em primeiro lugar, na fila dos necessitados, daqueles que precisam ser tratados com muito amor,com o respeito que merecem, terão a certeza que verão que o primeiro a ser atendido é ele mesmo.
            E então, as citações que com tanta ansiedade buscava, a pesquisa da frase que servia para amparar seus pensamentos neuróticos,o ídolo que mais se identificava com seu jeito de ser, enfim ser dará por conta que no momento que iniciar a escrever o seu próprio livro da vida, este será best seller não para os outros, mas para si mesmo, e assim tudo fluirá e transbordará na taça chamada coração.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

EM BUSCA DA EVOLUÇÃO

         Há dias perguntava a um grupo de pessoas se o ser humano havia evoluído e em quais sentidos. No mesmo instante quase que uníssono falaram que com certeza o ser humano havia experimentado uma grande evolução em todos os sentidos, haja visto os desenvolvimentos apresentados no nosso dia a dia.
      Comecei a comentar sobre o número de farmácias que estão abrindo e com isso aumentando todos os dias em todas as cidades, então as pessoas estão mais doentes.
      Observei que a quantidade de processos que se acumulam nas prateleiras dos Forum seja de que cidade for, estão cada dia maiores as pilhas de processos, então a violência aumentou.
      Percebi que as pessoas trocaram os contatos através de visitas , por teclados de computadores, em sites como:orkut, facebook, twitter,msn e tantos outros, que enchem um quadrinho de amigos mas não conhecem as pessoas que moram ao lado de sua casa, ou mal cumprimentam quem mora em apartamentos próximos ao seu.
      É visível o número de pessoas que se apegaram aos animais, pois cresceu vertiginosamente   a quantidade de pessoas passeando com cachorros e tratando deles  e dos gatos como se fossem verdadeiros filhos, enquanto tratam seus filhos ou pessoas de sua família com um amor totalmente diferente.
      É impressionante o quanto estão sendo lançados no mercado de trabalho,profissionais muito jovens que tem uma carga muito grande de intelecto mas que de afetivo ou emocional, precisariam fazer um EJA e com isso decidem muitas vezes a vida e o destino das pessoas.
      Acreditei que com o passar do tempo os políticos seriam mais sérios e responsáveis com as comunidades,salvo poucos, porque no meu tempo se parava uma cidade quando um deles ia visitar, hoje se desse para se esconder eu o assim faria de vergonha, não de mim, mas deles.
       Vemos que cada dia piora a Idolatria por pessoas e artistas que poderiam fazer a diferença das multidões em suas apresentações, mas não o fazem, não se dão por conta que eles são poucos e os seguidores muitos. 
         Que aconteceria se uma Celebridade ou Famoso desembarcasse em uma cidade e ninguém desse "bola" para eles, ou os tratassem como simples trabalhadores, que na verdade são.
      Pois é! continuo acreditando que infelizmente o ser humano está lançando foguetes de ilusões, navegando em BBB de desrespeito as famílias,deixando cicatrizes nas esperanças, brincam com as paciências, tornam velhos as esperanças das crianças, e permitem a transformação  dos jovens de hoje em velhos prematuros pelo desinteresse de acabar com o uso das drogas.
       Vejo autoridades comandarem um todo e não ter a rédea de si próprio nem de sua família e enquanto isso se amontoam vidas de caminhos errados em celas fechadas para a ressocialização, e assim segue a humanidade, com passos largos em caminho contrário a evolução, da alma. 
           Ainda bem que há um pequeno grupo que seguem as leis divinas, que fazem do seu coração um lugar para empilhar mandamentos, e assim aos poucos escrever o livro da vida, onde se possa saber qual o caminho a seguir, onde se possa ler a verdade e ter assim a certeza de viver com dignidade a vida, no caminho de si próprio em busca da evolução.
       

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A MAIOR DE TODAS AS RIQUEZAS

   É uma busca incessante de muitas pessoas  de se sentirem ou se tornarem "maiores" que os outros, sempre usando os ingredientes do ter mais. Pouco importa como deve ser isso, que sacrifício terão que fazer,o pensamento maior que passa pelas avenidas do pensamento é chegar lá.
    E muitos se revestem de uma permissão balsâmica em nome de Deus, para aliviar as dores das verdade que vem bater à porta de seu ser.
     Mas na verdade o que realmente as pessoas estão buscando? Será que as pessoas sabem realmente aquilo que querem ou preenchem o tempo para não se permitirem ao tempo para pensar?
     Mas que medo é esse de chegar a um futuro e não ter acumulado nada?
     Mas acumular bens para deixar para quem? para os filhos? mas eles não devem seguir a mesma trajetória e conquistar com o suor de seu rosto as coisas necessárias para uma vida digna?
     Mas esses que comentei que se professam seguidores de um Deus que é tudo, como é que fica quando o próprio Jesus  diz para não se preocupar com o que há de comer, beber ou se vestir pois nem mesmos os pássaros do céu passavam fome, e nem mesmo Salomão com toda sua riqueza e poder se vestia como os lírios dos campos?
     Acredito que esse medo existente no coração das pessoas, traduzem o seu egoísmo,a falta da verdadeira vivência de uma fé, porque o medo não vem de Deus, mas a fé sim.
      Tenho a certeza que quando as pessoas colocarem Jesus como verdadeiro Senhor de sua vida, realizar a verdadeira entrega, deixar que seja feita a Sua Vontade e não a humana,tudo será diferente.
       Assim os corações serão mais brandos,todos caberão dentro dele, principalmente aqueles que não amamos, as cascas que revestem, não a de um Deus fantasioso, mas sim de um Deus que tudo pode que tudo sabe e que sempre no momento das tribulações temos a certeza que é só clamar e  Ele dirá : Estou contigo, não temas.
         Se Deus é por nós quem será contra nós, e assim poderemos correr menos atrás daquilo que nos leva mais rápido de onde viemos, e correr mais em busca daquilo que nos assegura a maior de todas as riquezas a vida Eterna;

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

OS JUSTOS NÃO PERECERÃO!!!!

    Quantas são as vezes que nos sentimos desprotegidos, como que faltasse o chão sob nossos pés.
    Cada dia é um desafio porque ele é cercado de obstáculos, que pode nos proporcionar um avanço no sentido do crescimento, como pode nos impelir para trás, depende como encaramos as situações.
    Percebo todos os dias as pessoas comentando que fazem o bem, que ajudam os outros, que procuram estar sempre no caminho certo, mas mesmo assim, só recebem ingratidões. E então vem aquela dúvida: continuar fazendo o bem ou no sentimento das ingratidões abandonar tudo e mudar o jeito de ser e de agir.
      Tem um texto bíblico que comenta : " se entrares para o caminho de Deus, permaneça firme na justiça e no temor, e prepara tua alma para a provação..."Eclesiástico 2.
      Entrar para o caminho de Deus é justamente praticar o bem ao seu semelhante e fazendo ao outro aquilo que gostaria que fizesse para si.
      O que vemos hoje? Um mundo de pessoas egoístas que vivem ao mando de poucos e que muitas vezes esquecem que seu semelhante pode estar passando por momentos de dificuldades e incertezas e precisam ser compreendidas, amadas e serem tratadas como pessoas e não como indivíduos.
      É normal presenciarmos pessoas que usam de sua autoridade, do poder, do uso de uma farda ou de estrelas sobre os ombros para se sentirem superiores aos humildes e necessitados e com isso se acharem acima de tudo e de todos, mas esquecem que o verdadeiro Senhor da vida, nasceu num estábulo, sua farda eram vestes  simples e as estrelas eram as do céu,e o poder que atraía a todos era através de sua humildade, do amor e da simplicidade.
     Por isso, hoje os humildes, os pobres e os necessitados, os doentes  os que sofrem perseguições, sintam-se FELIZES e confiantes porque o  Senhor Jesus disse :"que no último dia , cada vez que fizestes ( de bem ou mal) a um desses meus irmãos pequeninos , A MIM o fizestes", Mateus 25,40 
      Imaginem então esses que tratam mal os outros, que desprezam as pessoas,que se sentem superiores aos simples,que pensam que mandam em tudo e em todos, que metem medo ao invés de respeito,que pensam que decidem a vida de um pai de família num canetaço.
         Pois é! devemos nós os humildes, desde hoje sentir misericórdia por essas ditas " autoridades" porque o acerto deles não será conosco, mas um dia com Deus, e então veremos os ímpios fenecerem e os justos e retos ter o seu verdadeiro valor, que é dado por Deus e não pelos homens.   

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

UM OLHAR INTERIOR

        As pessoas se preparam para a entrada do Ano Novo, como que na contagem regressiva do Ano Velho , o ingresso do outro, muita coisa estaria mudando.
       Será a tonalidade do escuro da noite que se veste para ser ambiente de ciranda para a lua será diferente?
       Quando o dia vai insistentemente puxar as cobertas para dizer ao sol que está na hora dele levantar, será com forças maiores?
       E as plantas que num gesto de reverencia se abaixam quase que se ajoelham quando o vento forte se faz presente,estarão tomadas por um novo vigor?
      Será que as promessas feitas para o benefício próprio estarão cobertas com uma nova roupagem para as pessoas que sonham com uma política do bem comum, de amor ao próximo terão coloridos de utopia?
       E as mãos trêmulas dos que buscam refúgio no álcool ou no vazio preenchido pelas drogas que ocupam o espaço do amor, se acordarão desse pesadelo, balançado por redes de esperanças?
     Pois bem! eu acredito que nada muda com relação ao todo se não houver primeiro a mudança dentro de cada pessoa.
     Quando cada um de nós se der por conta que cada dia é um Natal,e que o dia primeiro do calendário de nosso coração se inicia a cada dia que nasce,poderemos ter a certeza que um Ano Novo deve ser comemorado todos os dias.
      Cada vez mais acredito nas palavras de Jesus que dizia " tudo passará, mas minhas palavras permanecerão", por isso o que deve permanecer dentro de cada um de nós é a certeza que o Natal não é o Papai Noel nem os disfarces de máscaras que são usadas para os mecanismos de comércio nessa data, mas sim o mais importante é o nascimento do Principal, o Menino Jesus.
       Que cada dia possamos tomar as champagnes espumantes que brotam nas taças das almas daqueles que amam o seu próximo. 
        Que cada dia possamos sentir o  barulho dos foguetes explodirem quando mãos amigas tocarem em nossos ombros, como sinal de amizade e respeito.
         Que os desejos de um Feliz Ano Novo seja dito: um feliz dia hoje, cheio de realizações, de saúde, paz e fé.
          Que essa alegria que sentimos quando se aproxima um " Ano Novo" seja sentida todos os dias e transmitidas para todas aquelas pessoas que se aproximam e vivem conosco.
           Enfim, que estejamos todos os dias com o estábulo do coração cada vez mais limpo para receber aquele que sempre andou no meio dos pobres, humildes e necessitados e que não nasceu num casarão,mas que apenas pede licença para habitar dentro de cada coração, de preferência o mais simples, limpo e que tenha cheiro de bondade e cortinas esvoaçantes de paz e amor.
        

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SUA BÊNÇÃO MINHA MÃE!!

      Hoje é um dia de muita reflexão para mim, nesta data criou-se um vazio com a partida de minha mãe,um espaço preenchido não de tristezas mas de saudades.
       Muitos que já passaram por isso, sabem o quanto é difícil de um momento para outro em pensamento, ou dizer para alguém : estou sem pai nem mãe.
       Foi numa tarde quente como hoje que ela veio nos visitar, chegou alegre, almoçou bastante e foi para o quarto sestiar um pouco, hábito que ela tinha.Logo após pediu que eu a levasse para fora, queria ficar um pouco na sombra para admirar uma camélia vermelha  escorada sobre o muro.Depois disso, não sei porque ela escolheu esse dia e este local para se despedir de mim e deixar uma saudade muito grande dentro de minha alma.
         Hoje, quando chego lá na casa onde ela morava e por muito tempo morei com ela, cuidando dela dentro de suas dores, e procurando aliviar a ausência que ela muito sentiu com a partida de meu pai, a primeira coisa que direciono meu olhar é para a cadeira onde ela sempre estava sentada, quando chegava, e mesmo sentindo sua ausência, abro a porta e digo : sua bênção mãe ,  sinto  sua presença dizendo : Deus te abençoe meu filho. Como soava bem essa frase, que com certeza, por toda minha vida ficará percorrendo as alamedas de meu coração.
          Sinto um alívio quando faço um encontro silencioso com minha consciência, esse diálogo me deixa tranqüilo, porque Deus permitiu que nos últimos tempos e principalmente , quando a vida se despediu, eu estava presente nesses momentos, e pude conviver com ela até o último minuto. 
         Como é importante a gente ser presente na vida das pessoas,porque depois que elas partem, ficam apenas a saudade e não o sentimento de ausência  ou tristeza, nem  a preocupação com outras coisas, que parecem ser mais essencial. 
         Tenho a certeza que pelo caminhar de sua bondade, neste instante a ciranda do céu ficou maior, e um coro maior de anjos se juntam para festejar mais um que chega e enquanto eu estiver por aqui, continuarei, dentro do silencio de meu coração dizendo: Sua bênção minha mãe.

sábado, 11 de dezembro de 2010

MÁSCARAS DE NATAL

                Tenho a máxima certeza que se dissesse a qualquer pessoa que tenho saudades do Papai Noel,e de tantas coisas referentes ao Natal, que me chamariam de bobo, usando essa palavra como um sentido de respeito, para não dizerem direto, que estaria ficando louco.
        Nem mesmo esse pensamento formado que teriam sobre mim, me afastaria de pensar sobre as coisas que ficaram guardadas de minha infância e que até os dias de hoje continuam penduradas nas árvores de Natal que plantei desde criança dentro de meu coração e que ainda balançam nos ventos de meus pensamentos.
        Quero continuar acreditando e lembrando das máscaras de Papai Noel que colocavam para representar o bom velhinho que ficar convivendo com as máscaras usadas pelas pessoas para se apresentarem aquilo que não são.
        Prefiro continuar vivo em minhas lembranças os ninhos que fazia com tanto carinho esperando que ele fosse preenchido nem que fosse por um simples presente, do que ver acontecendo no mundo de hoje certas pessoas se apropriando dos presentes mais significativos que Deus nos deu que é a esperança de viver e ser feliz.
          Quero continuar acreditando que o saco que o Papai Noel carregava era realmente presentes que ele nos trazia e nos dava conforme nosso comportamento, que ver hoje o comportamento de certas pessoas que tem o poder de mudar o mundo para melhor, mas que tiram a cada saque de nossos esforços, a oportunidade de crescermos materialmente.
          Prefiro acreditar para todo o sempre que o Natal é o momento de real transformação em nossas vidas, sentidos de reflexões para mudanças para sermos melhores como pessoas,que precisamos limpar a manjedoura de nosso coração para recebermos o maior presente já nos oferecido que é o menino Jesus, do que acreditar em milagres de determinadas pessoas que fazem da política um bem estar próprio,roubando das pessoas a credibilidade, enganando pessoas humildes com promessas de momento, do que uma ciência para o bem comum.
          Quero continuar sonhando, com a barba branca do Papai Noel, e flutuar em pensamentos com um trenó se exibindo para as estrelas, levando consigo a esperança da criança que até hoje carrego em meu ser. 
           Pouco me importa  a realidade dos ditos "adultos" que não sonham e não deixam sonhar e  nem sabem o quanto é importante deixar brilhar em nossa alma as lindas bolinhas de Natal. 
          Os cânticos natalinos que embalam nossa alma,as esperanças que vem do Senhor , o amor ao próximo,o renascimento para uma vida melhor, são coisas que não se encontram no comércio do Natal.
          Tenho a certeza que nesse embalar de fantasias,que enchem meus olhos com colírios natalinos, me levam a um passado distante,mas tão próximo, faz de  cada dia um Natal, e a certeza que deve sempre existir dentro das pessoas ,uma criança que sonha com essa noite feliz,esse pequenino é o próprio menino Jesus.